Cerca de 400 pessoas participaram dos quatro dias de programação

Incentivar e promover a cultura do empreendedorismo, do intraempreendedorismo, bem como desenvolver ações e estratégias propícias para criar na cidade um ambiente de negócios. Com este objetivo alcançado, a VI edição da Semana Municipal de Empreendedorismo de Encantado encerrou na noite da última quinta-feira (4). O evento, que atraiu cerca de 400 pessoas, entre elas estudantes, empresários, pessoas ligadas ao comércio, indústria, agricultura familiar, prestadores de serviços e turismo, ofereceu atividades gratuitas como palestras, apresentação de cases de sucesso e fórum estimulando as áreas de Turismo, Tecnologia, Comércio, Indústria e Serviços.

    A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), em parceria com a Administração Municipal e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), deu início ao evento às 14h da segunda-feira (1º), com o 1º Fórum Municipal de Turismo, no qual o consultor técnico Trajano Arantes Oliveira explanou as tendências do turismo e, através de atividade prática, buscou junto aos participantes quais os pontos positivos e quais necessitam ser melhorados para fortalecer o setor no município. O objetivo foi de elencar ações, a curto e longo prazo, para o COMTUR realizar com base na sua experiência na área.

    À noite, aconteceu a palestra “Tendências no Mercado de Alimentos”, com a Mestre e Doutora em Agronegócios pelo CEPAN/UFRGS, diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA/UFRGS), professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da UFRGS e revisora e autora de diversos artigos em periódicos internacionais e nacionais, Márcia Dutra de Barcellos. A atividade foi promovida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari – APL AF VT, Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo – FATERCO e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Na ocasião, houve mate-break para os presentes.

Em paralelo, a Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP) trouxe a ex-aluna do curso Técnico em Administração e proprietária da Pizzas Piatto Bello, Alana Paini, que compartilhou como surgiu a ideia de abrir o próprio negócio e como está sendo o processo desta nova experiência.

    Na terça-feira, dia 2 de outubro, foi a vez dos encantadenses Eduardo Nicolai da loja de alimentos Vida Leve Natural e Monica Cima, da Academia BIOhiit. Ambos exploraram sua trajetória, também contando como deu início ao negócio próprio, quais as dificuldades enfrentadas, além de como buscam se destacar num mercado que vem ganhando cada vez mais consumidores. A atividade, também foi promovida pela LUMECEP e aconteceu na escola.

    A programação da Semana Municipal do Empreendedorismo continuou na quarta-feira (3), no Clube Comercial, com o almoço empresarial da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E). Na oportunidade, o tema “Experiência do Núcleo do Empreender GSEG e o que mudou na sua carreira” foi abordado por Latoya Brum, empresária e coordenadora do Grupo Setorial de Gastronomia de Caxias do Sul. O encontro teve o intuito de incentivar o empreendedorismo regional através da cooperação das empresas.

    À noite, a LUMECEP recebeu os empresários Fábio Rasche da Alfa Network e Jorge Faccioni, presidente do Grupo Usefashion e Pummer International Business.

    Com os cases dos empresários Jeferson Dorr, da loja Pincelar Tintas e Alexandre Luzzi, do Móveis Luzzi, promovido pela LUMECEP e a palestra
“Liderança para resultados – O papel do líder nos times da mudança”, com  Cinara Solange Garcia consultora do Sebrae, psicóloga com especialização em Dinâmica de Grupo pela SBDG, com mais de 29 anos de experiência na área comportamental, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Coaching Executivo e liderança, trazida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado, encerrou-se mais uma edição do evento.

    A promoção da Semana Municipal do Empreendedorismo foi de Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP), Lume Eventos, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado, APL de Agroindústrias do Vale do Taquari, Faterco, Uergs e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com patrocínio das Lojas Benoit.

 

Texto: Assessoria de Imprensa VI Semana Municipal de Empreendedorismo

Fotos: Divulgação